A Fisioterapia Pélvica ou Uroginecológica é a área da Fisioterapia responsável pela prevenção e/ou reabilitação de disfunções relacionados aos músculos do assoalho pélvico.
O que é assoalho pélvico?
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos que dão sustentação aos órgãos pélvicos, como intestino, bexiga e útero. São os músculos envolvidos nas funções urinária, intestinal e sexual.
Para que serve a Fisioterapia Pélvica?
A Fisioterapia Pélvica atua tanto na prevenção, quanto na reabilitação do assoalho pélvico, pois se esses músculos não estiverem funcionando adequadamente, isso pode levar a sintomas como dor pélvica, incontinência, aumento da urgência e/ou frequência, retenção (não sendo possível esvaziar a bexiga ou o intestino) e prolapsos pélvicos.
Quem pode se beneficiar com a Fisioterapia Pélvica
Embora existam certos grupos com maior chance de apresentar alterações do assoalho pélvico, qualquer pessoa pode desenvolvê-las. Aqui estão alguns exemplos de grupos que podem se beneficiar com a Fisioterapia Pélvica:
- Mulheres no período de Pré-Natal, Pós Parto e Pós-Menopausa
- Homens após procedimentos cirúrgicos relacionados à próstata
- Pacientes pós cirúrgicos abdominais ou pélvicos
- Incontinência urinária;
- Vaginismo;
- Dispareunia;
- Vulvodinia;
- Endometriose;
- Atrofia vulvar na menopausa;
- Disfunções anorretais;
- Prolapsos genitais;
- Anismo;
- Disfunções sexuais;
- Retenção urinária;
- Constipação;
- Estenose vaginal;
- Agenesia vaginal – Neovagina.
Quando procurar um especialista
Na verdade, para que qualquer exercício pélvico seja feito da maneira correta, é essencial que se consulte um especialista. No caso, um Fisioterapeuta Pélvico.
Tratamento
O tratamento com a Fisioterapia Pélvica varia de acordo com o diagnóstico e geralmente incluem exercícios, terapia manual, eletroterapia e técnicas de relaxamento ou fortalecimento. Pode haver outras técnicas que o Fisioterapeuta incluirá durante as sessões de tratamento. O importante é saber que a Fisioterapia Pélvica pode tratar e resolver as disfunções pélvicas.