Dilatadores vaginais
Saúde Íntima

Dilatadores Vaginais: Como escolher?

Há uma variedade de kits de dilatadores. Como escolher?

Alguns fatores podem influenciar na sua decisão, tais como:

Tamanhos: Os dilatadores vaginais possuem tamanhos e diâmetros graduais. Alguns conjuntos começam com tamanhos menores que outros, isso pode ajudar ao longo do tratamento. Também deve ser observado o tamanho e diâmetro do maior dilatador, se ele condiz com o objetivo final do seu tratamento.

Quantidade: Geralmente os kits contêm de 5 a 8 dilatadores. Quanto maior a quantidade de dilatadores em um kit, menor a diferença de tamanho entre eles, isso também pode ajudar na evolução do tratamento.

Material: Existem 3 tipos:

    • Os de borracha, pvc, vinil, dentre outros materiais macios e atóxicos, alguns podem ser aquecidos em micro-ondas ou banho-maria;
    • Os dilatadores feitos com 100% silicone grau médico que inclusive não necessitam o uso de preservativos;
    • Os feitos de plástico, que são rígidos e possuem vibração.

Formato: Alguns são curvos e outros com linhas mais retas. Em geral, eles possuem formato cônico-cilíndrico, parecidos com os absorventes internos, com as sondas de ultrassom transvaginal, com um pênis. Uns podem apresentar alças, pegadores e/ou ventosas para dar apoio ou facilitar o manuseio. Tem também os dilatadores térmicos que possuem uma cavidade interna que permitem a inserção de água quente ou gelo picado para ser utilizado de acordo com a necessidade do tratamento.

Origem de fabricação: Nacional ou importado. Atualmente os dilatadores vaginais fabricados no mercado brasileiro são de ótima qualidade.

Preço: Pode variar dependendo dos fatores citados e, por isso, também deve ser considerado na hora da escolha.

Procure levar em conta as características de cada produto e verifique qual se adequa às suas necessidades! Converse com o seu fisioterapeuta pélvico! Ele vai te ajudar a escolher o melhor conjunto para você!

 

Posts relacionados