Exercicios de Kegel
Saúde Íntima

O assoalho pélvico e os exercícios de Kegel

O assoalho pélvico é um grupo de músculos, ligamentos e tecidos que se estendem desde o cóccix até a parte posterior do osso púbico – uma espécie de rede que suporta a bexiga, o intestino e, no caso das mulheres, o útero. Eles são responsáveis por sustentar os órgãos e estruturas que ficam localizadas na região pélvica além de controlarem as funções urinárias, fecais e sexuais.

O enfraquecimento desta musculatura é uma consequência natural do envelhecimento e há situações que podem agravar a perda de tonicidade pélvica, como a gravidez, o parto, o excesso de peso, a obstipação intestinal, a tosse crônica e alguns procedimentos cirúrgicos.

Uma série de exercícios – conhecida como Exercícios de Kegel – foi desenvolvida em 1940 pelo ginecologista norte-americano Arnold Kegel para melhoria na qualidade de vida de suas pacientes e qualquer pessoa pode beneficiar-se deles com o objetivo de restaurar o tónus muscular e força da musculatura pélvica de modo a prevenir ou reduzir problemas além de aumentar o prazer sexual.

Os exercícios de Kegel são somente para mulheres?

Não. Eles podem ser praticados por homens também.

Nos homens, podem ter um papel fundamental após a remoção da próstata (prostatectomia) ou em episódios de perda de urina após idas ao banheiro quando há dificuldade em eliminar completamente a urina armazenada na bexiga.

Como são realizados os exercícios de Kegel?

Os exercícios de fortalecimento consistem na contração e relaxamento voluntário dos músculos do assoalho pélvico normalmente em ciclos variáveis de cinco a dez segundos podendo ser realizados:

  1. Sem movimentação, discretamente em qualquer local e não necessitam qualquer equipamento, embora em alguns casos sejam recomendados o uso dos cones vaginais, ben-wa ou colar tailandês. Além disso é possível serem feitos também com o uso da sonda Pelvift Trainer que é a sonda de biofeedback que dá uma resposta visual se a contração está sendo realizada corretamente ou não.
  2. Os exercícios podem ser realizados em conjunto com outras atividades como agachamento, levantamento de peso entre outras.
  3. Podem ser utilizados em conjunto com outros recursos da fisioterapia pélvica, como a eletroestimulação, utilizando por exemplo a sonda Pelvifit Trainer Plus.

Com que frequência devem ser realizados?

Devem ser realizados no mínimo 2 vezes na semana até que façam parte da rotina diária, com um mínimo de 30 repetições.

Quais os benefícios do fortalecimento do assoalho pélvico?

  • Prevenção da incontinência urinária e fecal: se você deseja evitar a temida dependência de fraldas geriátricas, comece a treinar seu assoalho pélvico!
  • Preparação para a gravidez, parto e pós-parto: O assoalho pélvico já precisa sustentar vários órgãos. Imagine, então, o que acontece quando a mulher fica grávida? Também não podemos esquecer do pós-parto. Os exercícios ajudam a recuperar a musculatura que se distendeu ou se enfraqueceu durante a gestação.
  • Melhora da função sexual: Quando os músculos do assoalho pélvico estão bem tonificados, eles proporcionam um maior atrito entre o órgão feminino e o masculino durante a relação sexual, com isso aumenta o prazer sexual para ambos. Além disso, os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo para a região pélvica, com a circulação sanguínea melhorada aumenta a excitação, melhorando a lubrificação e a capacidade de orgasmo.
  • Prevenção de prolapso dos órgãos pélvicos: Problema muito frequente. Trata-se do deslocamento de órgãos desta região como a bexiga, o útero ou o reto. Um exemplo é a famosa “bexiga caída”.
  • Estabilização do core: exercitar os músculos do assoalho pélvico contribui para uma postura melhor.

O fortalecimento do assoalho pélvico traz mais qualidade de vida para homens e mulheres. Consulte um fisioterapeuta pélvico e comece já a praticar!

 

Posts relacionados